Áustria

A Áustria é um país seguro, com 518 portugueses (2012) e 4.729 brasileiros (2014) residentes. A língua oficial é o alemão. Uma considerável parte da população nas principais cidades consegue falar inglês.

Veja também a página de Viena

Registo obrigatório

Cada pessoa na Áustria tem de registar a morada dentro 3 dias após a chegada, efectuando o “Meldezettel” no escritório municipal da sua área urbana (Gemeindeamt / Magistrat ). Este registo gratuito deve ser feito pessoalmente ou via postal, acompanhado de identificação (p.ex. Passaporte). Mais informação (em inglês).

Importante: quem mencionar uma religião neste registo será obrigado a contribuir parte do seu salário (cerca de 10%) para o corpo religioso mencionado. Exemplo: registo menciona que a religião é a católica implicará que 10% do seu salário reverterá para a igreja católica.

A ausência de registo implica uma multa até 726 euros (actualizado em Setembro 2015).

Estadias durante mais de 3 meses

Cidadãos da UE têm de efectuar a confirmação do registo (Anmeldebescheinigung) se ficarem mais do que 3 mêses na Áustria. Este registo tem um custo te approx. 55 EUR (mais info em inglês).

Os websites seguintes costuma ter bastantes oportunidades. Alguns deste websites podem ser bastante focados em Viena.

http://www.jobwohnen.at/wohnungen

http://www.wg-gesucht.de/en/

http://derstandard.at/Immobilien

www.housing.oead.at/wien_e/unterkunft.asp?keyword=wien

https://www.facebook.com/groups/230315703727832/?hc_location=stream

Para se comparar fornecedores de gás e electricidade, pode-se utilizar o www.durchblicker.at em alemão

O país está bem conectado via terrestre, com autoestradas para todos os países vizinhos. Ha varias ligações de autocarro e comboio, tanto de dia como de noite, paraos países vizinhos, bem como para outras capitais europeias como Moscovo, Paris e Amesterdão.

O principal aeroporto internacional do país é o de Viena, sendo os mais próximos o de Bratislava (Eslováquia) a cerca de 60km, o de Budapeste (Hungria) a cerca de 350km. Os comboios, bem como os autocarros proporcionam ligações rápidas e frequentes a cidades vizinhas dentro e fora do país.

Comboios / Trem Autocarros / Ônibus
ÖBB, a empresa publica de caminhos de ferro flixbus.at
westbahn.at, alternativa privada de comboios www.eurolines.at
www.bahn.de alternativa para viagens internacionais, especialmente para a Alemanha westbus.at autocarros nacionais e internacionais na Áustria
trenitalia.com alternativa para viagens internacionais, especialmente para a Itália www.studentagency.eu autocarros internacionais desde Viena.
www.orangeways.com autocarros baratos para a hungria


Editar esta parte

Encontrar emprego

Impostos

Calcular o salário liquido baseado no salário grosso: http://onlinerechner.haude.at/bmf/brutto-netto-rechner.html (em alemão).

Ajuda para problemas laborais

Viena: