República Checa

prague1.jpg

A República Checa é um país seguro no centro da Europa.

A língua local é o checo, e é possível viver em Praga apenas com inglês. Noutras cidades a importância de falar a língua é mais significativa.

Nota importante: As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Projecto navegadores nem os seus contribuidores poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

Cidadãos da UE podem permanecer no país sem registo, apenas com o passaporte / cartão de cidadão.

Para estudantes, as faculdades costuma ter residências próprias onde tentam colocar os estudantes de Erasmus se existirem vagas. Caso não hajam, os estudantes poderão ter que procurar alojamento fora da rede universitária.
Nas residências o Inglês pode por vezes não ser suficiente para comunicar com os funcionários.

As rendas nas residências rondam os os 100-200€ por mês e muitos dos quartos são partilhados.

É possível estudar bastantes temas, pois muitas das aulas são em inglês, com estudantes locais e outras pessoas internacionais (não Erasmus). Na maior parte das universidades o inglês é suficiente, e é relativamente fácil de obter equivalência a disciplinas dos cursos em Portugal, para estudantes erasmus.

Descrição de onde encontrar trabalho, facilidade de chegar como imigrante, línguas em que se trabalho e apoios para encontrar trabalho.

Praga tem uma óptima rede de transportes urbanos, há transporte a toda a hora (bus, tram, metro) incluindo à noite por cerca de 30 euros para 3 meses, para todas as zona e para todos os transportes públicos.

Os transportes têm uma qualidade excelente. Todas as localidades (mesmo as mais pequenas) têm uma estação de comboio, o que permite que possamos visitar todos os locais que desejamos a preços muitíssimo acessíveis. Existem também vários comboios para os países que circundam a RC a preços muito acessíveis. Este pais é ideal para quem queira conhecer a Europa central/de leste e queira gastar a menor quantidade de dinheiro possível.

Rede de autocarros internacionais baratos: https://www.studentagency.eu/en/

Rede de comboios checa: https://www.cd.cz/en/

Para cidadãos da EU é possível aceder à rede básica de saúde usando o cartão europeu de saúde.